Localizado no interior do estado do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes é conhecido por estar entre os dez maiores PIBs brasileiros, o que reflete no alto custo de vida da cidade e, ainda, no imposto responsável por mantê-la, como o IPTU Campos dos Goytacazes 2023.
Nesse sentido, a cidade conta ainda com 515 mil habitantes e possui o IDH em torno de 0,71, alto de acordo com o máximo da escala.
O fato é explicado pelo alto e crescente desenvolvimento da cidade, o qual se dá, entre outros fatores, pela detenção da maior plataforma de petrolífera do Brasil, localizada na Bacia de Campos e pelo título de segunda maior área urbana do estado do Rio de Janeiro.
Tudo isso, em síntese, explica o alto valor do IPTU Campos dos Goytacazes 2023 já que o valor arrecadado com o imposto garante a manutenção das malhas de transporte públicas e das vias públicas, além de garantir infraestrutura para a educação e para a saúde.
Confira: IPTU Belford Roxo 2023
O IPTU é um imposto anual e, todos os anos, sofre correções de acordo com a inflação acumulada no ano anterior no país. Tal inflação, por exemplo, influência também no valor do salário mínimo, o qual tende a aumentar para garantir, além do poder de compra do trabalhador, a possibilidade de arcar com os impostos obrigatórios.
Nesse contexto, no último ano, o IPTU Campos dos Goytacazes 2023 sofreu um aumento de 40% no valor de uma das alíquotas, isso é, em um dos critérios de descontos, nesse caso o metro quadrado, mas manteve sem correções as outras.
São algumas das alíquotas que influencia no valor do IPTU:
É válido ressaltar também que essas alíquotas incidem sobre o valor venal do imóvel, isso é, sobre o valor do imóvel no mercado imobiliário.
O pagamento do IPTU Campos dos Goytacazes 2023 pode ser feito de duas formas, dentro das seguintes condições:
Aqui, o valor é pago integral, e tem um desconto de 15% sobre o valor total desde que pago até a data do vencimento.
Nessa opção, o contribuinte pode dividir o valor em até 8 vezes e, nela há a possibilidade de 10% de desconto, desde que sem atrasos nas parcelas.
A parcela tem ainda como condição o valor mínimo de R$31,48.
O pagamento pode ser feito nos seguintes estabelecimentos:
Em caso de atrasos, o contribuinte fica a mercê de multa e juros até quitas as dívidas, as quais são dividas em:
Nesse caso, o contribuinte deve emitir, por conta própria, a segunda via do IPTU já com as correções de juros e o valor da multa aplicado. O passo a passo é simples e pode ser feito via internet.
Nesse cenário, o débito de anos anteriores são taxados como Dívidas Ativas e para regularizá-la o contribuinte deve ir, pessoalmente, ao setor responsável por administrar o Imposto a fim de tentar renegociar o valor da dívida.
Há, por exemplo, programas como o REFIS, Programa de Recuperação Fiscal, o qual concede anistia de juros no pagamento integral do valor da dívida e, ainda, descontos quando optarem por pagarem parcelado.
O processo é feito pela prefeitura da cidade e pode ser aprovado ou não, de acordo com as condições estabelecidas. No caso de não aprovação, o imóvel pode ir a leilão, como forma de sanar a dívida ou, ainda, ficar disponível para a prefeitura usar como instalação para os serviços públicos.
Município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, Piracicaba conta com 410 mil…
Município brasileiro localizado no norte do estado de Minas Gerais, Montes Claros conta com 420…
Município brasileiro do estado de São Paulo, Jundiaí conta com 420 mil habitantes e tem…
Município do estado de São Paulo, Diadema conta com mil habitantes e integra a Região…
Município brasileiro localizado no estado do Paraná, Maringá é uma cidade média-grande extremamente planejada e…
Município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais, Betim com 450 mil habitantes…