IPTU Curitiba 2023
Começo de ano é época de pagar impostos. Entre os principais está o IPTU Curitiba 2023. Afinal, todos já sabemos a cobrança anual da taxa, que chega junto do novo ano. No entanto, as dúvidas sobre esse pagamento persistem. E elas são muitas: valores, cálculos, 2ª via, negociação. Separamos esse artigo para te ajudar e esclarecer suas dúvidas. Boa leitura!
Confira também:
IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano. Ou seja, é uma cobrança feita para os proprietários de imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais, e terrenos. Nesse sentido, a responsabilidade pela arrecadação é de cada prefeitura. Ou seja, cada município realiza a cobrança de seus cidadãos.
No entanto, é importante ressaltar que esse imposto é federal. Sendo assim, ele é previsto na Constituição Federal e deve ser aplicado em todo território brasileiro. Dessa forma, é importante salientar que os valores arrecadados com o imposto são aplicados no município em que ele é recolhido.
Portanto, o valor que você paga no IPTU retorna para você através das melhorias da sua cidade. De maneira geral, as prefeituras utilizam o valor para saúde, segurança, educação e melhorias para a população. Contudo, o município pode definir o destino para os recursos da maneira que achar adequada.
Primeiramente, é importante destacar que todas as informações sobre o IPTU estão disponíveis no site da Prefeitura de Curitiba. Sendo assim, a plataforma disponibiliza calendário de pagamento, valores, boletos e outras informações sobre o imposto.
No entanto, algumas consultas só podem ser realizadas pelo proprietário do imóvel em questão. Afinal, ele é o responsável pela efetuação do pagamento. Dessa forma, é preciso realizar o cadastro para ter acesso aos boletos, 2º via e valor do IPTU a ser pago.
Por outro lado, algumas informações são públicas e encontradas em diferentes locais. O calendário de pagamentos, por exemplo, é disponibilizado em sites de notícias em geral, além de ser divulgado pela prefeitura para o conhecimento de todos os cidadãos.
É importante ressaltar que o valor do IPTU sofre alterações. Existem regras que estabelecem o valor a ser pago, e elas consideram dois fatores para definir quanto será o IPTU: são a alíquota e o valor venal do imóvel. Mas, esses dois fatores também sofrem alterações.
Vamos começar explicando a alíquota. Ela é o percentual que será usado para o cálculo. Sendo assim, cada cidade possui um valor. Além disso, ela pode mudar de acordo com o tipo de imóvel. Desse modo, comércios, residências e terrenos tem cobranças de IPTU diferentes.
Da mesma forma, o valor venal do imóvel muda de acordo com as características do mesmo. Além do tipo ser considerado, é preciso avaliar também a localização, a área construída e a idade do imóvel, seja ele casa ou comércio. Sendo assim, você precisa saber a alíquota do IPTU Curitiba 2023 e o valor venal do seu imóvel para entender quanto pagará de imposto.
Como dito anteriormente, o pagamento do IPTU é obrigatório em todo país. Sendo assim, o não pagamento tem consequências. Primeiramente, vamos falar sobre o não pagamento do IPTU para terrenos e imóveis residenciais. Vale salientar que a dívida é do proprietário do imóvel.
O não pagamento, leva a cobrança de juros e multa pelo atraso. Da mesma forma que ocorre com outros débitos. No entanto, o acúmulo de taxas não pagas tem consequências mais severas, levando o imóvel a leilão para a quitação do débito. Já para imóveis comerciais, além do leilão, a empresa fica impedida de concorrer em licitações públicas. Vale ressaltar que em ambos os casos, o proprietário fica em débito através da dívida ativa.
Município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, Piracicaba conta com 410 mil…
Município brasileiro localizado no norte do estado de Minas Gerais, Montes Claros conta com 420…
Município brasileiro do estado de São Paulo, Jundiaí conta com 420 mil habitantes e tem…
Município do estado de São Paulo, Diadema conta com mil habitantes e integra a Região…
Município brasileiro localizado no estado do Paraná, Maringá é uma cidade média-grande extremamente planejada e…
Município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais, Betim com 450 mil habitantes…