Município do estado de São Paulo, Diadema conta com mil habitantes e integra a Região do Grande ABC, junto com os municípios Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Caetano do Sul e São Bernardo dos Campos. Fazem referência a um enorme polo industrial e, para manter as cidades em pleno funcionamento, contam com um alto valor de IPTU Diadema 2023.
Nesse sentido, a Região do Grande ABC é conhecida pelo compilado de indústrias automobilísticas, cosméticas, química e metalúrgica, fato que valoriza ainda mais a região e, por isso, tanto o custo de vida das cidades quanto os impostos possuem valores consideráveis, como o IPTU Diadema 2023.
Dessa forma, o IPTU é usado para garantir a manutenção da cidade por meio de ações como pavimentação das ruas públicas, iluminação, saneamento, coleta seletiva e, ainda, auxílio ao funcionamento e a melhorias na estrutura dos hospitais e das escolas públicas.
Confira: IPTU Maringá 2023
Embora obrigação nacional, o IPTU Diadema 2023 tem seu valor pré-definido pela prefeitura, já que é destinado a melhorias e a manutenção da cidade.
Em geral, o valor é calculado assim: Valor venal do imóvel x alíquota
Nesse sentido, o valor venal é o valor do imóvel no mercado imobiliário, isso é, no seu momento exato de venda e compra.
Já a alíquota á a taxa na qual o imóvel de enquadra, as quais levam em consideração fatores como:
É importante ressaltar que, caso o contribuinte não concorde como valor do IPTU, tem direito de recorrê-lo na prefeitura. Porém, o pagamento deve ser feito tradicionalmente e, em seguida, a prefeitura avaliará o pedido. No caso de alteração no valor, o contribuinte receberá a diferença do valor que pagou.
O carnê com o valor do IPTU é recebido em casa durante todo o mês de janeiro. Caso o contribuinte queira consultar o valor com antecedência, o processo pode ser feito via internet, seguindo o passo a passo:
Em seguida, o valor será disponibilizado na tela.
A prefeitura de Diadema oferece duas formas diferentes de pagamento, são elas:
Nessa opção, o contribuinte paga o valor integral até o prazo de vencimento e, assim, consegue um desconto de 10% sob o valor total.
Nessa situação, o contribuinte pode parcelar o valor em até 10 vezes, porém sem descontos. As parcelas vão do mês de Fevereiro até Dezembro.
O pagamento pode ser feito nos seguintes estabelecimentos:
Nesse sentido, é importante lembrar que, em caso de atrasos, o valor sofre o acréscimo de 20% referente a multa e de 1¢ ao mês de juros.
Além disso, há um prazo pré determinado para efetuar o pagamento em atraso e, caso esse prazo seja perdido, o contribuinte pode perder o imóvel, tê-lo leiloado ou, ainda, pode ter que ceder, obrigatoriamente, o imóvel para a prefeitura da cidade, para ser usado como órgão público.
Há alguns casos específicos, determinados por lei nacional e, quando necessário incrementado pela prefeitura da cidade, de casos de Isenção. O processo pode garantir 100% ou 50% de isenção.
Nesse sentido, o pedido deve ser levado à prefeitura, a qual irá avaliar e confirmar as condições em questão, por isso, fique atento ao calendário do IPTU e aos prazos.
Município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, Piracicaba conta com 410 mil…
Município brasileiro localizado no norte do estado de Minas Gerais, Montes Claros conta com 420…
Município brasileiro do estado de São Paulo, Jundiaí conta com 420 mil habitantes e tem…
Município brasileiro localizado no estado do Paraná, Maringá é uma cidade média-grande extremamente planejada e…
Município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais, Betim com 450 mil habitantes…
Município brasileiro localizado no interior de São Paulo, Mogi das Cruzes conta com 456 mil…