Sul

IPTU Florianópolis 2023: Descubra as informações importantes

Você sabe quanto vai pagar no IPTU Florianópolis 2023? Não se preocupe que iremos te ajudar a descobrir! Mas, primeiramente, é importante ressaltar que o imposto é uma cobrança realizada em todo território brasileiro. No entanto, a responsabilidade pela arrecadação é da prefeitura de cada cidade. E, é para a própria cidade que os recursos recolhidos são revertidos. Neste artigo separamos as principais informações sobre essa taxa. Boa leitura!

Confira também:

IPTU Florianópolis 2023

Como é feito o cálculo do IPTU?

O valor pago no IPTU é diferente em cada cidade. Você sabe por quê? Embora o cálculo seja feito de uma única maneira em todo país, os valores utilizados diferem em cada região. Isso ocorre devido aos valores estipulados para alíquota e dos imóveis. Sendo assim, vamos explicar melhor:

De maneira geral, o IPTU Florianópolis 2023 é calculado a partir do valor venal do imóvel e da alíquota do imposto na cidade. Dessa maneira, o valor a ser pago fica determinado com a seguinte equação:

valor venal do imóvel X alíquota do IPTU no município

Desse modo, vamos explicar cada um desses pontos para você entender como realizar o cálculo do seu IPTU. Primeiramente, é importante entender que o valor venal do imóvel é quanto ele vale de acordo com os documentos do município. Sendo assim, é considero para o cálculo a localização, área construída, tipo e idade do imóvel.

De maneira semelhante, a alíquota também muda de acordo com o tipo e tamanho do imóvel. Portanto, terrenos, casas e comércios tem valores diferentes para serem multiplicados. É importante ressaltar que todo imóvel precisa realizar o pagamento do IPTU, exceto quando o município realiza campanhas de isenção do imposto.

Onde consultar o IPTU Florianópolis 2023?

Primeiramente, é importante destacar que todas as informações sobre o IPTU estão disponíveis em um único lugar: o site da prefeitura de Florianópolis. Sendo assim, consultas referentes a valores, solicitação de 2º via, calendário de pagamento e possibilidade de desconto, podem ser encontrados na plataforma.

Da mesma maneira, vale lembrar que todas essas informações são disponíveis apenas para o proprietário do imóvel. Ou seja, aquele que tem a obrigação de realizar o pagamento do IPTU Florianópolis 2023. Afinal, os dados pessoais dele é que constam nos documentos.

Nesse sentido, é preciso realizar o cadastro na plataforma para ter acesso a todas as informações. E, nos casos em que terceiros sejam responsáveis pelo pagamento do imposto, é preciso que o dono do imóvel informe ao mesmo e entregue a guia de pagamento.

IPTU Florianópolis 2023

Quais as formas de pagamento?

De maneira geral, o IPTU Florianópolis 2023 pode ser pago de duas formas: à vista ou parcelado. Ou seja, o dono do imóvel pode pagar todo o imposto em uma única vez ou em prestações. Ambas as formas são oferecidas pela prefeitura, que oferece meios para evitar a inadimplência.

Vale ressaltar, no entanto, que os pagamentos à vista ou antecipados garantem descontos. Desse modo, o município incentiva o pagamento da taxa através de melhores condições para moradores e proprietários. Além disso, é através de boletos que os pagamentos parcelados são feitos.

Dessa maneira, mesmo sem cartões de crédito, é possível dividir o valor a ser pago. No entanto, é a própria prefeitura que determina a quantidade de parcelas. O cidadão deve apenas escolher uma das opções disponíveis no site da cidade para o pagamento.

Por fim, vale lembrar que o IPTU Florianópolis 2023 é um imposto obrigatório. Isso quer dizer que o não pagamento gera multas e até consequências mais severas para os donos de imóveis. Caso a dívida se acumule, o imóvel pode ser levado a leilão para que a dívida seja quitada, fazendo com que o bem seja perdido.

Carolline Fernandes

Recent Posts

IPTU Piracicaba 2023: Valor, Pagamento, 2ª via

Município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, Piracicaba conta com 410 mil…

3 meses ago

IPTU Montes Claros 2023: Valor, Pagamento

Município brasileiro localizado no norte do estado de Minas Gerais, Montes Claros conta com 420…

3 meses ago

IPTU Jundiaí 2023: Valor, Pagamento, 2ª via

Município brasileiro do estado de São Paulo, Jundiaí conta com 420 mil habitantes e tem…

3 meses ago

IPTU Diadema 2023: Valor, Consulta, Pagamento

Município do estado de São Paulo, Diadema conta com mil habitantes e integra a Região…

3 meses ago

IPTU Maringá 2023: Valor, Pagamento, 2ª via

Município brasileiro localizado no estado do Paraná, Maringá é uma cidade média-grande extremamente planejada e…

3 meses ago

IPTU Betim 2023: Valor, Pagamento, Isenção

Município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais, Betim com 450 mil habitantes…

3 meses ago