Município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais, Juiz de Fora conta com 517 mil pessoas e tem o IDH em torno de 0,77, altíssimo tendo em vista que a escala tem o 1 como valor máximo. Isso significa que a cidade é desenvolvida, o que reflete no IPTU Juiz de Fora 2023, já que o imposto é todo voltado a manutenção da cidade, como pavimentação das ruas, manutenção das vidas públicas, entre outros.
A economia da cidade é divida em três setores: Serviços, Comércio e Indústria de transformação. Nesse caso, é curioso ressaltar que a cidade não retém talentos especializados e, com isso, a maioria do setor comercial é formado por cidadãos com baixa qualificação, os quais mantém a cidade em constante desenvolvimento.
Confira: IPTU Londrina 2023
O IPTU Juiz de Fora 2023 sofre variações de acordo com alguns requisitos estipulados pela prefeitura da cidade, como por exemplo área de localização, condições do logradouro, como saneamento e calçamento, pavimentação das ruas, área total e área construída entre outros.
Nesse caso, quanto melhor as condições habitacionais do imóvel, maior é o valor do IPTU, tendo em vista que ele incide sobre o valor venal do imóvel, isso é, o valor com que o imóvel é vendido no mercado imobiliário.
O carnê com o valor é recebido todo mês de Janeiro na casa do contribuinte, porém, caso deseje se programar, há a opção de consultar o valor via Internet.
O passo a passo é:
O pagamento do IPTU Juiz de Fora 2023 pode ser feito de duas formas:
Cota única
O contribuinte tem até o dia 15 de janeiro para pagar o valor completo do IPTU e, nesse caso, tem um desconto de 10,74% sobre o valor total. Porém não pode haver débito nenhum com o munícipio.
Parcelado
Nessa modalidade não há descontos e nem juros, desde que paga antes do vencimento. As parcelas podem ainda ser de, no máximo, dez vezes e são distribuídas de março a novembro.
O pagamento pode ser realizados nos seguintes bancos:
Em caso de atraso no pagamento do IPTU Juiz de Fora 2023 o contribuinte deve retirar uma segunda via atualizada do boleto para efetuar o pagamento. Esse processo pode ser feito presencialmente, diretamente na prefeitura ou, ainda, virtualmente, seguindo o passo a passo:
Os atrasos são ainda passíveis de multas, as quais são definidas por:
2% – Em caso de atrasos de até 15 dias
4% – De 16 a 30 dias de atraso
8% – De 31 a 45 dias de atraso
15% – Com 46 dias ou mais de atraso
20% – Quando o débito for inscrito como dívida ativa
Nesse caso, a dívida ativa pode ser renegociada pela prefeitura. Em caso, ainda, de não pagamento da dívida, a prefeitura tem o direito de levar o imóvel à leilão ou, caso deseje, utilizá-lo como órgão público voltado para a comunidade, como por exemplo creches e escolas.
Em alguns casos específicos, a prefeitura oferece isenção do pagamento do IPTU. O pedido deve ser feito pessoalmente e será analisado por uma comissão.
Confira os pré-requisitos:
Atente-se aos prazos e atualizações sobre o IPTU Juiz de Fora.
Município brasileiro localizado no norte do estado de Minas Gerais, Montes Claros conta com 420…
Município brasileiro do estado de São Paulo, Jundiaí conta com 420 mil habitantes e tem…
Município do estado de São Paulo, Diadema conta com mil habitantes e integra a Região…
Município brasileiro localizado no estado do Paraná, Maringá é uma cidade média-grande extremamente planejada e…
Município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais, Betim com 450 mil habitantes…
Município brasileiro localizado no interior de São Paulo, Mogi das Cruzes conta com 456 mil…