Município brasileiro do estado de São Paulo, Jundiaí conta com 420 mil habitantes e tem seu IDH em 0,84, um dos mais altos do estado. Possui ainda o sétimo maior produto interno bruto do estado, o que ilustra seu alto custo de vida, assim como os altos valores dos impostos, como o IPTU Jundiaí 2023.
O município é ainda um renomado polo industrial, o qual conta com diversos setores, como logística, informática, alimentação, bebidas, entre outros. Entre as mais famosas, por exemplo, estão as empresas Sadia, Coca-Cola, Magazine Luiza e Renault. Tudo isso contribui em massa para o crescimento da cidade e, como consequência, com os valores do IPTU Jundiaí 2023.
Isso porque o valor do IPTU incide sobre o valor venal do imóvel, ou seja, seu valor dentro do mercado imobiliário, além de alíquotas diretas que são modificadas de acordo com a localização, com a finalidade do imóvel, sua estrutura, entre outros.
Confira: IPTU Diadema 2023
Além de todas as informações citadas acima sobre o IPTU, o valor sofre ainda grandes alterações de acordo com a inflação acometida do ano anterior.
Essa, incide diretamente sobre o valor que sofre aumento, como, por exemplo, no último ano a inflação atingiu 10,6% e, por consequência, o valor do imposto subiu aproximadamente 9% em relação ao ano anterior.
Além disso, o carnê referente ao valor é recebido em casa todo mês de Janeiro. Caso o contribuinte queria consultar o valor antes do mês em questão, é necessário acessar o site oficial da prefeitura e, na aba “IPTU” consultar o valor, usando somente o número de inscrição e o CPF do contribuinte.
Embora nacional, o valor do IPTU assim como as formas de pagamentos são pré-estipulados pela prefeitura, já que vão de acordo com a necessidade dessa.
Nesse caso, são duas as opções de pagamento:
Cota única
Aqui, o valor é pago integralmente até a data de vencimento e, há ainda um desconto considerável sobre o valor quando pago até as seguintes datas:
Parcelado
Nessa opção, o contribuinte pode parcelar em até 10 parcelas, porém sem nenhum desconto.
Em caso de atraso, o contribuinte deve emitir a segunda via já com as correções feitas, isso é, com a multa aplicada e com os juros.
O processo pode ser pessoalmente, na prefeitura, ou via internet.
O processo é simples e gratuito. Confira o passo a passo:
Há um prazo para o pagamento dos débitos em atrasos, o qual pode ser conferido na prefeitura. Caso perdido, o contribuinte deve comparecer no estabelecimento afim de renegociar suas dívidas, inclusive, a prefeitura pode oferecer descontos nos juros e nas multas.
Caso, ainda assim, o pagamento não seja realizado, o contribuinte tem seu imóvel tomado, o qual pode ir a leilão ou, ainda, ser utilizado pela prefeitura como órgão público, para a instalação de escritórios, creches e clinicas públicas, por exemplo.
O pagamento pode ser feitos nos bancos da cidade ou nas casas lotéricas, desde que dentro do limite da validade. São eles:
Fique atento aos prazos e as informações sobre o IPTU, inclusive sobre o calendário de pagamento.
Município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, Piracicaba conta com 410 mil…
Município brasileiro localizado no norte do estado de Minas Gerais, Montes Claros conta com 420…
Município do estado de São Paulo, Diadema conta com mil habitantes e integra a Região…
Município brasileiro localizado no estado do Paraná, Maringá é uma cidade média-grande extremamente planejada e…
Município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais, Betim com 450 mil habitantes…
Município brasileiro localizado no interior de São Paulo, Mogi das Cruzes conta com 456 mil…