Município brasileiro localizado no estado do Paraná, Maringá é uma cidade média-grande extremamente planejada e urbanizada. Com o IDH de 0,8 a cidade atrai não só turistas, como moradores de toda a região sendo a terceira mais populosa do Estado, contando com 440 mil habitantes e, com isso, tem uma dos maiores valores de arrecadação de impostos, como o IPTU Maringá 2023.
Nesse sentido, tem sua economia marcada pelo setor da prestação de serviços e do comércio e, próximo a esses setores, concentram-se os maiores valores de IPTU Maringá 2023 já que o imposto leva em conta a localização do imóvel, sua funcionalidade entre outros aspectos.
Veja: IPTU Betim 2023
Embora seja um Imposto de caráter nacional, o IPTU Maringá 2023 tem sua arrecadação retida pela prefeitura, já que é destinado a melhorias na cidade, como pavimentação das ruas, manutenção da iluminação, melhorias em hospitais e escolas públicas, entre outros.
Nesse sentido, o valor a ser pago é pré-definido por ela por meio de alíquotas. Dessa forma, cada característica do imóvel tem uma alíquota como referência e essa incide sobre o valor venal do imóvel, isto é, o valor dele no mercado imobiliário.
São algumas das características das alíquotas:
Tradicionalmente, o carnê do IPTU é distribuído nas casas no mês de janeiro. O pagamento do IPTU Maringá 2023 pode ser feito de duas formas:
Nessa opção, incide 10% de desconto sob o valor total do pagamento desde que pago até o dia 25 de janeiro.
Há, ainda, a possibilidade de obter 7% de desconto desde que pago até o dia 10 de fevereiro.
Nessa opção, há a possibilidade de parcelar em até 6 vezes sem juros, porém sem descontos.
Em caso de atraso do pagamento, o contribuinte deve retirar um segunda via com o valor atualizado do pagamento, isso é, com os juros e a multa aplicados.
O processo pode ser feito diretamente na prefeitura, presencialmente, ou ainda virtualmente, pelo site oficial da prefeitura.
O processo para a emissão da segunda via é simples, confira:
O pagamento pode ser feito nos seguintes estabelecimentos:
Atente se aos prazos de pagamento já que, em casos de débitos extremos, a prefeitura pode reter o imóvel e usá-lo para outros fins municipais ou ainda levá-lo a leilão.
Há, em casos específicos, a possibilidade de isenção do Imposto de renda. Caso você se encaixe, o pedido para de isenção deve ser feito com um ano de antecedência, precisamente até o último dia do mês de março. Alguns deles:
Outro caso específico e que vale a pena ser mencionado, é:
Nesse caso, é para os imóveis que apresentam tal característica, como geração de energia solar, sistema de captação da água da chuva ou outro projeto ambiental relevante.
Fique atento a todos os prazos do IPTU, para evitar multas e cobranças desnecessárias.
Município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, Piracicaba conta com 410 mil…
Município brasileiro localizado no norte do estado de Minas Gerais, Montes Claros conta com 420…
Município brasileiro do estado de São Paulo, Jundiaí conta com 420 mil habitantes e tem…
Município do estado de São Paulo, Diadema conta com mil habitantes e integra a Região…
Município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais, Betim com 450 mil habitantes…
Município brasileiro localizado no interior de São Paulo, Mogi das Cruzes conta com 456 mil…