Município brasileiro localizado no interior de São Paulo, Mogi das Cruzes conta com 456 mil habitantes. É ainda caracterizado por sua economia diversificada, pautada na agricultura e na crescente expansão industrial. Nesse sentido, a última vem acompanhada da alta dos impostos, como o IPTU Mogi das Cruzes 2023 já que próximo a essa região, os valores dos imóveis tendem a ser mais caros.
Nesse sentido, além da localização, pré-requisitos como a área dos imóveis, funcionalidade, saneamento básico, topografia, ano, tipo e padrão da construção, pavimentação das ruas, entre outros, influenciam no valor do IPTU Mogi das Cruzes 2023.
Além desses fatores práticos, há ainda, a inflação do ano anterior, a qual precisa ser corrigida no salário mínimo e nos impostos, para garantir que o cidadão colabore para a manutenção da economia do país.
Confira: IPTU São José do Rio Preto 2023
O valor arrecadado é direcionado para a manutenção da cidade e, por isso, as alíquotas são pré-definidas pela prefeitura.
Nesse sentido, a manutenção da cidade engloba a atualização de saneamento básico, placas, sinalização e iluminação local regularizada, suporte em escolas e hospitais, entre outros.
O valor das alíquotas, isso é, taxas de impostos, incidem sobre o valor venal do imóvel, isso é, o valor do imóvel no mercado imobiliário e é variado, por isso, caso queira saber o valor antes da chegada do cachê, no mês de janeiro, basta consultar via internet.
O passo a passo para consultar o valor do IPTU Mogi das Cruzes 2023 é:
O valor aparecerá na tela e, assim, você pode se preparar para o pagamento.
Há, ainda, a possibilidade de ser total ou parcialmente isento de pagar o IPTU. Para isso, você precisa se encaixar em algum dos pré-requisitos abaixo e, ainda, fazer o pedido da isenção diretamente na prefeitura de Mogi das Cruzes, para que o possa ser analisado e ter suas condições verificadas.
A isenção ocorre em casos de:
Há, ainda, um prazo em que o pedido pode ser feito e, por isso, fique atento as redes sociais da prefeitura e ao site.
O pagamento do IPTU é feito, tradicionalmente, no mês de Janeiro, porém, há a possibilidade de efetuá-lo em parcelas. Nesse caso as possibilidades são:
Pagamento feito até a data de vencimento no mês de janeiro. Aqui, o contribuinte ganha 10% de desconto no valor total.
Nessa opção, há a possibilidade de pedir até 6 parcelas, que serão pagas do mês de Maio até o mês de Outubro, porém não há descontos.
É importante frisar que, em caso de atraso com o pagamento, o contribuinte deve realizar a emissão da segunda via, a qual virá com os juros e com a multa já aplicada.
O processo pode ser feito pessoalmente, na prefeitura do município ou via internet:
O pagamento pode ser feito em qualquer banco do país ou nas casas lotéricas.
Município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, Piracicaba conta com 410 mil…
Município brasileiro localizado no norte do estado de Minas Gerais, Montes Claros conta com 420…
Município brasileiro do estado de São Paulo, Jundiaí conta com 420 mil habitantes e tem…
Município do estado de São Paulo, Diadema conta com mil habitantes e integra a Região…
Município brasileiro localizado no estado do Paraná, Maringá é uma cidade média-grande extremamente planejada e…
Município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais, Betim com 450 mil habitantes…