Município brasileiro localizado no norte do estado de Minas Gerais, Montes Claros conta com 420 mil habitantes e tem o IDH em torno de 0,77, um dos mais altos do estado mineiro. A economia da cidade é pautada no setor de serviços, no qual se destaca o comércio. Nesse sentido, são próximas a essas regiões que o valor do IPTU Montes Claros 2023 fica ainda maior, tendo em vista que a localização favorece o imóvel.
Nesse sentido, o IPTU Montes Claros 2023 é direcionado para a manutenção da cidade, como, por exemplo, pavimentação das ruas, manutenção dos hospitais e escolas públicas, coleta seletiva, entre outros e, por isso, tem o seu valor estipulado de acordo com a necessidade da cidade, embora seja um Imposto de caráter Nacional.
Confira: IPTU Jundiaí 2023
O valor do IPTU sofre ainda correções de acordo com a inflação acometida no país no ano anterior, a qual serve de base para o IPCA Índice de Preço do Consumidor Amplo, responsável pelas correções financeiras nos produtos do país, assim com nos impostos, a fim de garantir a manutenção do país e o poder de compra do trabalhador.
Nesse ano, o valor do reajuste foi de, aproximadamente, 4%, o qual incide sobre o cálculo final. Nesse sentido, o cálculo base do IPTU é:
Valor Venal X alíquota
Nesse caso, o valor venal é o valor do imóvel no mercado imobiliário e a alíquota faz referências as condições dos imóveis. Algumas delas:
A prefeitura de Montes Claros disponibiliza duas formas de pagamento do imposto. São elas:
Aqui, todo o valor é pago de uma só vez e tem desconto de 4% sobre o valor total, desde que pago até o dia do vencimento.
Há a possibilidade de parcelar em até sete vezes, porém sem nenhum desconto, mesmo que até a data do vencimento.
Nesse sentido, caso os pagamentos não sejam efetuados até a data limite, será cobrado juros e multa até que o débito seja realizado.
É válido ressaltar que, caso o contribuinte não concorde com o valor do IPTU, ele tem direito a revisão. Desde que o pedido seja feito diretamente na prefeitura. Porém, a dica é fazer o pagamento com o valor determinado e, depois, caso a prefeitura analise e, de fato, seja cobrado um valor menor, o contribuinte terá seu valor estornado.
Tudo isso para evitar a incidência de juros e multas desnecessárias enquanto aguarda o processo de correção.
É importante ainda lembrar que, caso o valor não seja pago, o contribuinte pode ter o seu imóvel levado a leilão ou ainda ser usado pela prefeitura com creche, clinica ou repartição pública.
Em caso de atraso no pagamento, o contribuinte deverá tirar um segunda via do boleto já com a incidência de juros e a multa aplicada. O processo é simples e pode ser feito pessoalmente ou via internet, por meio do seguinte passo a passo:
Pronto, agora é só imprimir o boleto e efetuar o pagamento.
O pagamento pode ser feito nos seguintes estabelecimentos:
Fique atento as informações sobre o IPTU Montes Claros o calendário é disponibilizado no mês de Janeiro junto com a entrega dos carnês.
Município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, Piracicaba conta com 410 mil…
Município brasileiro do estado de São Paulo, Jundiaí conta com 420 mil habitantes e tem…
Município do estado de São Paulo, Diadema conta com mil habitantes e integra a Região…
Município brasileiro localizado no estado do Paraná, Maringá é uma cidade média-grande extremamente planejada e…
Município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais, Betim com 450 mil habitantes…
Município brasileiro localizado no interior de São Paulo, Mogi das Cruzes conta com 456 mil…