Sudeste

IPTU Piracicaba 2023: Valor, Pagamento, 2ª via

Município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, Piracicaba conta com 410 mil habitantes e tem o seu IDH em torno de 0,8, altíssimo na escala. Nesse sentido, a prestação de serviços, sobretudo associado a área comercial, é responsável por grande parte da economia das cidades, seguidas da industrial. Nesse contexto, é perto de tais regiões que o valor do IPTU Piracicaba 2023 é mais caro, já que faz referência, também, a localização do imóvel.

IPTU Piracicaba 2023

Além da localização, o valor do IPTU Piracicaba 2023 também leva em conta a finalidade do imóvel, a proximidade com escolas, hospitais e praças públicas, a pavimentação das ruas, entre outros.

Tudo isso, movimenta cerca de 125 milhões de reais arrecadados com o imposto, os quais são distribuídos, por exemplo, em educação e saúde pública, além da manutenção geral da cidade, como pavimentação das ruas, iluminação e coleta seletiva.

Confira: IPTU Montes Claros 2023

IPTU Piracicaba 2023: Valor

O valor do IPTU é estipulado pela prefeitura da cidade, ainda que seja um imposto de obrigatoriedade nacional. Dessa forma, além das alíquotas referentes as condições citadas acima, há ainda a correção do valor por meio da inflação no ano anterior do país, a qual irá aumentar o valor em, aproximadamente, 10% nesse ano.

Em síntese, o valor do IPTU é calculado multiplicando as alíquotas pelo valor venal do imóvel, isso é, o seu valor no mercado de trabalho.

Nesse sentido, caso o contribuinte não concorde com o valor, é possível recorrer diretamente na prefeitura, desde que dentro do prazo que consta no calendário divulgado pela prefeitura.

Além disso, o valor pode ser consultado antes da chegada do carnê na residência, o que ocorre no mês de Janeiro, o que pode ser feito via internet pelo site oficial da prefeitura, desde que o contribuinte tenha o número de inscrição do imóvel.

IPTU Piracicaba 2023: Pagamento

O pagamento do IPTU  pode ser feito de duas formas diferentes, a fim de garantir que o imposto seja pago por todos os contribuintes. São elas:

  • Cota única

Nessa opção, o contribuinte paga o valor integral e, caso o faça dentro da data de vencimento, tem direito a 5% de desconto.

  • Parcelado

Já nessa opção, as parcelas podem ser distribuídas em até 10 vezes, sem juros até a data do pagamento, porém não há a opção de desconto.

É válido ressaltar que, em caso de atrasos há a incidência de multas e juros e, portanto, é necessário a impressão de uma segunda via com as correções aplicadas.

O processo é simples e pode ser feito presencialmente na prefeitura ou via Internet.

IPTU Piracicaba 2023: 2ª via

O processo de 2ª via é simples e pode ser feito por meio do passo a passo:

  1. Acesse o site oficial da Prefeitura de Piracicaba
  2. Clique na aba “IPTU”
  3. Clique em ” 2ª VIA”
  4. Informe o número de inscrição do imóvel e o CPF do contribuinte
  5. Informe o ano de exercício
  6. Clique em confirmar

Pronto, a partir daí é só imprimir o boleto e efetuar o pagamento em umas das instituições bancárias permitidas. São elas:

  • Banco do Brasil
  • Sicoob
  • Itaú
  • Caixa Econômica Federal
  • Bradesco
  • Mercantil
  • Internet banking
  • Loterias Caixa

IPTU Piracicaba 2023: Inadimplência

No caso de não pagamento do IPTU durante o prazo determinado, o contribuinte tem seu imóvel colocado em dívida ativa. E, para resolver o problema, é preciso ir à prefeitura renegociar a dívida.

A prefeitura pode oferecer descontos sob o valor dos juros e da multa. Porém, caso ainda assim não for resolvido, o imóvel é retido pela prefeitura para uso próprio, por meio da implantação de clínicas populares, por exemplo.

Ou, ainda, pode ir a leilão, com o valor pré-definido pela prefeitura e sem qualquer repasse do mesmo para o contribuinte.

Portanto, a dica aqui é ficar atento aos prazos e valores do IPTU, para evitar a incidência de multas e medidas mais drásticas.

Laura Coelho

Recent Posts

IPTU Montes Claros 2023: Valor, Pagamento

Município brasileiro localizado no norte do estado de Minas Gerais, Montes Claros conta com 420…

7 meses ago

IPTU Jundiaí 2023: Valor, Pagamento, 2ª via

Município brasileiro do estado de São Paulo, Jundiaí conta com 420 mil habitantes e tem…

7 meses ago

IPTU Diadema 2023: Valor, Consulta, Pagamento

Município do estado de São Paulo, Diadema conta com mil habitantes e integra a Região…

7 meses ago

IPTU Maringá 2023: Valor, Pagamento, 2ª via

Município brasileiro localizado no estado do Paraná, Maringá é uma cidade média-grande extremamente planejada e…

7 meses ago

IPTU Betim 2023: Valor, Pagamento, Isenção

Município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais, Betim com 450 mil habitantes…

7 meses ago

IPTU Mogi das Cruzes 2023: Valor, Isenção, Pagamento

Município brasileiro localizado no interior de São Paulo, Mogi das Cruzes conta com 456  mil…

7 meses ago