Município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, Piracicaba conta com 410 mil habitantes e tem o seu IDH em torno de 0,8, altíssimo na escala. Nesse sentido, a prestação de serviços, sobretudo associado a área comercial, é responsável por grande parte da economia das cidades, seguidas da industrial. Nesse contexto, é perto de tais regiões que o valor do IPTU Piracicaba 2023 é mais caro, já que faz referência, também, a localização do imóvel.
Além da localização, o valor do IPTU Piracicaba 2023 também leva em conta a finalidade do imóvel, a proximidade com escolas, hospitais e praças públicas, a pavimentação das ruas, entre outros.
Tudo isso, movimenta cerca de 125 milhões de reais arrecadados com o imposto, os quais são distribuídos, por exemplo, em educação e saúde pública, além da manutenção geral da cidade, como pavimentação das ruas, iluminação e coleta seletiva.
Confira: IPTU Montes Claros 2023
O valor do IPTU é estipulado pela prefeitura da cidade, ainda que seja um imposto de obrigatoriedade nacional. Dessa forma, além das alíquotas referentes as condições citadas acima, há ainda a correção do valor por meio da inflação no ano anterior do país, a qual irá aumentar o valor em, aproximadamente, 10% nesse ano.
Em síntese, o valor do IPTU é calculado multiplicando as alíquotas pelo valor venal do imóvel, isso é, o seu valor no mercado de trabalho.
Nesse sentido, caso o contribuinte não concorde com o valor, é possível recorrer diretamente na prefeitura, desde que dentro do prazo que consta no calendário divulgado pela prefeitura.
Além disso, o valor pode ser consultado antes da chegada do carnê na residência, o que ocorre no mês de Janeiro, o que pode ser feito via internet pelo site oficial da prefeitura, desde que o contribuinte tenha o número de inscrição do imóvel.
O pagamento do IPTU pode ser feito de duas formas diferentes, a fim de garantir que o imposto seja pago por todos os contribuintes. São elas:
Nessa opção, o contribuinte paga o valor integral e, caso o faça dentro da data de vencimento, tem direito a 5% de desconto.
Já nessa opção, as parcelas podem ser distribuídas em até 10 vezes, sem juros até a data do pagamento, porém não há a opção de desconto.
É válido ressaltar que, em caso de atrasos há a incidência de multas e juros e, portanto, é necessário a impressão de uma segunda via com as correções aplicadas.
O processo é simples e pode ser feito presencialmente na prefeitura ou via Internet.
O processo de 2ª via é simples e pode ser feito por meio do passo a passo:
Pronto, a partir daí é só imprimir o boleto e efetuar o pagamento em umas das instituições bancárias permitidas. São elas:
No caso de não pagamento do IPTU durante o prazo determinado, o contribuinte tem seu imóvel colocado em dívida ativa. E, para resolver o problema, é preciso ir à prefeitura renegociar a dívida.
A prefeitura pode oferecer descontos sob o valor dos juros e da multa. Porém, caso ainda assim não for resolvido, o imóvel é retido pela prefeitura para uso próprio, por meio da implantação de clínicas populares, por exemplo.
Ou, ainda, pode ir a leilão, com o valor pré-definido pela prefeitura e sem qualquer repasse do mesmo para o contribuinte.
Portanto, a dica aqui é ficar atento aos prazos e valores do IPTU, para evitar a incidência de multas e medidas mais drásticas.
Município brasileiro localizado no norte do estado de Minas Gerais, Montes Claros conta com 420…
Município brasileiro do estado de São Paulo, Jundiaí conta com 420 mil habitantes e tem…
Município do estado de São Paulo, Diadema conta com mil habitantes e integra a Região…
Município brasileiro localizado no estado do Paraná, Maringá é uma cidade média-grande extremamente planejada e…
Município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais, Betim com 450 mil habitantes…
Município brasileiro localizado no interior de São Paulo, Mogi das Cruzes conta com 456 mil…