Município brasileiro localizado no interior de São Paulo, Ribeirão Preto conta com 720 mil habitantes e é uma cidade com ótimo desenvolvimento socioeconômico, como mostra o seu IDH que fica em torno de 0,8. Nesse sentido, a maior fonte de renda da cidade é a prestação de serviços e comércios de bens, seguida pela ascensão, crescente do setor industrial. Por todas essas variáveis a cidade é muito procurada pelos morados, o influencia no preço do IPTU Ribeirão Preto 2023.
Nesse sentido ainda, no ano de 2022, o IPTU Ribeirão Preto 2023 depois de ter o seu valor congelado por anos, sofreu um reajuste significativo decorrente da inflação que assola o país, o que refletiu em um aumento de 11,8% no valor do IPTU.
Além disso, a base desse valor é ainda baseada no reajuste do salário mínimo, o qual passou de R$1.100 para R$1.212 e na alta dos preços como dados colhidos pelo INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor.
Confira ainda: IPTU Campinas 2023
O pagamento do IPTU Ribeirão Preto 2023 pode ser feito em duas formas:
Se for recente, há a possibilidade de emitir uma nova guia e efetuar o pagamento de forma tradicional. Do contrário, será preciso realizar uma renegociação na prefeitura e, se o prazo demorar ainda mais, o imóvel pode ser tomado pela prefeitura e levado à leilão, assim como pode ser retirado do dono do imóvel um bem no exato valor das dívidas, somadas com as multas e juros.
O pagamento pode ser feito dentro de agências credenciadas. São elas:
Além de poder ser feito também via aplicativo, como o IPTU Digital, criado pela prefeitura para facilitar o acesso a consulta do saldo devedor e sua data de validade e, ainda, poder parcelar os débitos. O processo é simples. é só acessar o site da prefeitura de Ribeirão Preto, clicar na aba IPTU Digital, preencher com os seus dados ( CPF e Número do cadastro do IPTU), entrar e selecionar a opção pagamento. É prático, grátis e ainda economiza papel, favorecendo a natureza.
No último ano, foi sancionada, pelo prefeito da cidade, uma lei que aumenta os descontos, mesmo depois do vencimento e em caso de divisão das parcelas. Nesse sentido, o dono do imóvel que não conseguiu quitar a parcela único em janeiro precisa fazer os seguintes reajustes:
Alguns donos de imóveis são isentos do pagamento desse imposto em questão. São eles:
Além disso, dentre esses casos, os aposentados, órfãos, pessoas incapazes de trabalhar, pessoas com HIV e viúvos, devem possuir apenas um imóvel e garantir que esse seja o local onde residem. Além dos valores da renda familiar, os quais não podem ultrapassar o limite pré-estabelecido pela prefeitura.
Essas são as informações principais sobre o IPTU Ribeirão Preto 2023, atente se aos reajustes e pague no prazo correto para evitar desconfortos.
Município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, Piracicaba conta com 410 mil…
Município brasileiro localizado no norte do estado de Minas Gerais, Montes Claros conta com 420…
Município brasileiro do estado de São Paulo, Jundiaí conta com 420 mil habitantes e tem…
Município do estado de São Paulo, Diadema conta com mil habitantes e integra a Região…
Município brasileiro localizado no estado do Paraná, Maringá é uma cidade média-grande extremamente planejada e…
Município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais, Betim com 450 mil habitantes…