Sudeste

IPTU São José do Rio Preto 2023: Valor, Pagamento, 2ª via

Município localizado no interior do estado de São Paulo, São José do Rio Preto conta com 432 mil habitantes e tem o IDH em torno de 0,79, alto na escala. Nesse sentido, a economia da cidade é pautada no setor de serviços, com grandes centros empresariais e industriais, nos quais, inclusive, se concentram os maiores valores do IPTU São José do Rio Preto 2023, já que tais áreas são extremamente valorizadas.

IPTU São José do Rio Preto 2023

O IPTU São José do Rio Preto 2023 leva em conta também outros requisitos, os quais englobam, por exemplo, área construída em metros quadrados, ruas pavimentadas e a funcionalidade do imóvel.

Além disso, o imposto, embora nacional, é retido pela prefeitura e, assim, tem o seu valor estipulado por ela. Isso porque o IPTU é destinado a melhorias dentro da cidade, como manutenção das vias públicas, das luzes da cidade e, até mesmo, a manutenção dos hospitais e escolas.

Confira: IPTU São João de Meriti 2023 

IPTU São José do Rio Preto 2023: Valor

O valor do IPTU conta com diversas variáveis e, uma delas é a inflação acometida no país no ano anterior. Nesse caso, há o IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o qual é responsável, inclusive, pela manutenção dos valores dos impostos e do salário mínimo nacional de acordo com a inflação.

Tudo isso com o objetivo de manter o poder de compra do trabalhador e efetivar suas contribuições, como o imposto, a sociedade. Nesse sentido, atualmente, o IPTU sofreu uma correção de 7%, o que o deixou um pouco mais caro.

No geral, o cálculo do IPTU é feito multiplicando o valor venal do imóvel,  isso é, o seu valor no mercado imobiliário,  pelas alíquotas estipuladas pela prefeitura, tendo como base os pré-requisitos citados acima.

Pagamento

O pagamento do IPTU São José do Rio Preto 2023 pode ser realizados de duas formas distintas. São elas:

  • Parcela única

Nessa, o contribuinte faz o pagamento até o data de vencimento estipulada no cachê e, nesse caso, há a possibilidade de 10 % sob o valor total do imposto.

  • Parcelado

Aqui, o contribuinte pode efetuar o pagamento em até 12 vezes sem juros, desde que pague até a data de vencimento estipulada de cada parcela.

O pagamento pode ser feito nos seguintes estabelecimentos:

  • Banco do Brasil
  • Santander
  • Mercantil
  • Itaú
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Loterias Caixas
  • Internet Banking
  • Entre outros

Em caso de atraso, porém, é dever do contribuinte acessar a segunda via, seja virtualmente ou presencialmente na prefeitura, já com os juros e o valor da multa incidido.

IPTU São José do Rio Preto 2023: 2ª via

Virtualmente, o processo é simples e é só seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site oficial da Prefeitura de São José do Rio Preto
  2. Preencha com o número de inscrição do imóvel e o CPF do contribuinte. (O número de inscrição do imóvel se encontra no carnê)
  3. Selecione a parcela em questão e clique em “2ª via”
  4. Imprima o boleto e efetue o pagamento.

O processo é prático e deve ser feito com urgência, já que a incidência de juros aumenta. Além disso, em caso de não pagamento, o imóvel fica a mercê da prefeitura e essa pode levá-lo a leilão ou ainda utilizá-lo como imóvel oficial do município.

Nesse sentido, há ainda a possibilidade de renegociar a dívida com a prefeitura já que essa realiza, com frequência, mutirões com o objetivo de reduzir os juros e a multa sob os imóveis inadimplentes.

É válido ressaltar ainda que, como o imposto é uma obrigação cidadã, a falta de contribuição dele, pode resultar em prejuízos para o contribuinte, como pode ser impedido de ter acesso a um cargo público, a participação em concursos ou, ainda, ser vetado de programas socioeconômicos governamentais.

Laura Coelho

Recent Posts

IPTU Piracicaba 2023: Valor, Pagamento, 2ª via

Município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, Piracicaba conta com 410 mil…

4 meses ago

IPTU Montes Claros 2023: Valor, Pagamento

Município brasileiro localizado no norte do estado de Minas Gerais, Montes Claros conta com 420…

4 meses ago

IPTU Jundiaí 2023: Valor, Pagamento, 2ª via

Município brasileiro do estado de São Paulo, Jundiaí conta com 420 mil habitantes e tem…

5 meses ago

IPTU Diadema 2023: Valor, Consulta, Pagamento

Município do estado de São Paulo, Diadema conta com mil habitantes e integra a Região…

5 meses ago

IPTU Maringá 2023: Valor, Pagamento, 2ª via

Município brasileiro localizado no estado do Paraná, Maringá é uma cidade média-grande extremamente planejada e…

5 meses ago

IPTU Betim 2023: Valor, Pagamento, Isenção

Município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais, Betim com 450 mil habitantes…

5 meses ago